[Diagnóstico pela língua] Deficiência de Yin


{foto: Kenton Sefcik}


O mais evidente nesta língua são as pequenas fissuras distribuídas por toda a língua que indicam uma Deficiência de Yin Rim. Esta é uma deficiência que existe há muito tempo e por isso mais difícil de tratar só com acupuntura. Para além disso, não existe saburra. A dieta e a fitoterapia chinesa é indicada neste caso.

Alguns pontos que se podem usar são o 6BP (ponto de reunião dos 3 meredianos yin), 3R, 6R, 4RM (tonifica o Qi, Xue, Yin e Yang), 23B (ponto Shu do Rim). Todos estes pontos nutrem o Yin.

Existem fissuras nos bordos laterais da língua (F/VB) o que indica Deficiência de Yin de Fígado. 14F, 18B, 8F, 3F podem ser usados.

Existem umas ligeiras marcas dos dentes nas laterais o que indica Deficiência de Qi de Baço. 6BP e 36E é uma ótima combinação para isso.

Existe uma fissura na área do estômago que indica uma Deficiência de Yin de Estômago. O ponto 12RM e 6BP são também indicados.

**Muitas vezes os órgãos Yin respondem melhor aos pontos Shu do dorso enquanto que os órgãos Yang respondem melhor aos pontos Mu.


O vaso maravilhoso  7P + 6R também é uma excelente escolha neste paciente.


  • Conheça  também os e-books disponíveis no site em pré-venda com 20% de desconto aqui: https://goo.gl/8dX0CK


  • Siga o facebook @aprendermedicinachinesa para o estudo de mais casos de diagnóstico.



  • "Uma longa jornada começa com um único passo" Lao Tsé