Como combater o frio com a Medicina Chinesa





Estamos no Inverno, é preciso aquecermo-nos!



A Medicina Chinesa baseia-se nos ciclos naturais da natureza e na sua observação. No inverno o frio é característico e se desejamos estarmos em equilíbrio, devemos aquecermo-nos! No entanto vejo pacientes a chegar à consulta mal agasalhados, com o cabelo molhado ou com meias finas, e ressalvo sempre a importância de se manterem quentes, mesmo para a própria eficácia do tratamento.

O frio e a humidade invadem o corpo pelos pés, através do meridiano do Rim, que é responsável pelo Jing (a imunidade e longevidade). 

Uma das formas que a Medicina Chinesa usa para aquecer os meridianos, e expulsar o frio e a humidade do organismo, é o uso da Moxabustão.

Os meus pacientes já estão habituados ao cheirinho intenso da moxa que é feita em todos os tratamentos de Medicina Chinesa e Acupuntura. Em casos mais severos de frio e humidade ofereço um bastão de moxa para o paciente levar para casa e fazer a sua aplicação diariamente.

Foto Art of Acupuncture

O calor é produzido a partir de dentro, também


Comer os alimentos certos em cada estação irão contribuir imenso para o equilíbrio do organismo. 

No Inverno devem ser ingeridos alimentos quentes, cozidos e de fácil digestão. Sopas, legumes a vapor, assados e uma pequena porção de frutas frescas. As saladas devem ser ingeridas em pequenas quantidades e sempre acompanhadas de algum alimento quente como o gengibre, por exemplo. Acompanhe as refeições com uma infusão morna de plantas como a camomila e o jasmim.

A menos que seja uma pessoa extremamente quente, e só por si isso é um sinal de desequilíbrio, deve começar o dia com um pequeno almoço de papas de aveia ou arroz, com algumas gotas de mel, goji e uma bebida quente. A última refeição do dia não deve ser ingerida muito tarde.

 Desta forma o nosso baço estará em perfeita forma para transformar e transportar os nutrientes, e a sua absorção será muito melhor. Isso por si só conduzirá a melhores níveis de energia, a uma maior imunidade e a uma melhor saúde. 

Acalme-se


O Inverno é a altura para descansar, fazer um balanço, reflectir e para movimentos suaves com exercícios leves. Isso irá permitir que a energia do fígado flua suavemente e não estagne na sua preparação para a expansão na Primavera.

Deite-se cedo


Ou o mais cedo possível. É recomendado deitar-se antes das 23h durante o Inverno. é durante o sono que se recupera e reforça a nossa imunidade. O nosso Shen instala-se e o nosso Yin detém o Yang até de manhã. Evite ginásios e música alta e luzes fortes à noite. Escolha momentos tranquilos com a família e amigos. 

São mudanças simples no seu estilo de vida e uma forma de ser gentil consigo mesmo e se conetar ao ciclos naturais da natureza. 


Se acha que terá de fazer grandes mudanças para se adaptar a este estilo de vida, sugiro que as faça gradualmente, passo-a-passo, sem culpa e com paciência. O mais importante é a consciência que vamos adquirindo do que é o melhor para nós. 



Consultas na Maia
Rua Padre António, 278 - Maia
229 414 651 / 965 090 409

Ficou com alguma dúvida?
Coloque-a através dos seguintes contactos:
  • wcanavarro@gmail.com
  • Formulário de contacto (aqui)
Todas as consultas são realizadas por mim no meu espaço na Maia -  Naturalis.

"Uma longa jornada começa com um único passo" Lao Tsé