Insuficiência de Yin e Calor por deficiência



Insuficiência de Yin e Calor por deficiência

O Calor por insuficiência deriva da insuficiência de Yin, e estas duas condições patológicas (insuficiência de Yin e Calor por insuficiência) são consideradas idênticas. Todos os livros de textos chineses incluem as manifestações clínicas de Calor por insuficiência no síndrome de insuficiência de Yin. Por exemplo, no síndrome de insuficiência d Yin do Pulmão surge garganta seca e tosse seca (insuficiência de Yin) e calor nos 5 centros (Calor por insuficiência).

Na prática clínica isto não acontece, uma vez que a insuficiência de Yin pode desenvolver-se ao longo de muito tempo sem que apareçam sintomas ou sinais de Calor por insuficiência: portanto, a insuficiência de Yin e o Calor por insuficiência são condições patológicas diferentes, apesar da segunda derivar da primeira.

Insuficiência de Yin


A sintomatologia da insuficiência de Yin varia segundo o órgão envolvido, mas de uma forma geral inclui transpiração noturna e sintomas e sinais de secura como garganta seca, tosse seca, lábios secos, olhos secos, boca seca, sede com desejo de beber com pequenos goles e língua sem saburra e possivelmente com fissuras.

Calor por Insuficiência


A sintomatologia do Calor por insuficiência inclui sensação de calor (que piora ao entardecer), Calor nos 5 centros (sensação de calor nas palmas das mãos, tórax e na planta dos pés), rubor malar, febrícula, língua vermelha sem saburra, e, provavelmente, um pulso rápido.

Língua


A língua mostra claramente a insuficiência de Yin e o Calor por insuficiência.

É importante entender que, apesar do Calor por insuficiência derivar da insuficiência de Yin, o seu desenvolvimento leva tempo. Por isso, um paciente pode mostrar toda a sintomatologia de uma deficiência de Yin na língua durante vários anos sem desenvolver um Calor por insuficiência, e a língua reflete esta situação através duma ausência de saburra (insuficiência de Yin) mas com uma cor normal (sem Calor por insuficiência).

Desta forma, a insuficiência de Yin manifesta-se na língua através da ausência de saburra; portanto, uma língua sem saburra mas de cor normal indica uma insuficência de Yin sem calor por deficiência

À medida que a insuficiência de Yin se agrava com o passar do tempo, pode desenvolver-se um Calor por insuficiência, fazendo com que a língua se torne vermelha: portanto, o Calor por insuficiência manifesta-se na língua através de uma língua vermelha mas sem saburra.

Ouvimos muitas vezes que "nas insuficiência de Yin a língua é vermelha" mas, isto não é assim, na insuficiência de Yin a língua é sem saburra; no Calor por insuficiência, a língua é vermelha sem saburra.

Uma língua sem saburra denota uma insuficiência de Yin em primeiro lugar, e sobretudo do Estômago: apesar de que pode também indicar uma insuficiência de Yin dos Rins, Fígado ou Coração.

Que a insuficiência de Yin pode dar-se sem Calor por insuficiência pode ver-se no diagnóstico pela língua, uma vez que muitos pacientes têm uma língua sem saburra (insuficiência de Yin), mas que não é vermelha.

sem saburra, com fissuras, cor normal => insuficiência de Yin

sem saburra, com fissuras, cor vermelha => insuficiência de Yin com Calor por insuficiência

A insuficiência de Yin e o Calor por insuficiência não aparecem num curto espaço de tempo: o seu desenvolvimento leva anos (a única exceção é a insuficiência de Yin e Calor por insuficiência que pode formar-se num ataque agudo de Vento-Calor, quando o Calor penetra no interior). A língua mostra com clareza não só a patologia presente mas o momento em qual se encontra: mostra portante de onde vem e para onde se dirige. 

As três etapas da formação da insuficiência de Yin na língua são:

1) Saburra sem raiz (trata-se da forma mais leve de insuficiência de Yin)
2) Saburra parcialmente ausente
3) Saburra totalmente ausente


saburrra sem raíz = primeira etapa da insuficiência de Yin

saburra com peladas

saburra totalmente ausente

saburra totalmente ausente, língua levemente vermelha

O Calor por insuficiência pode desenvolver-se em qualquer destas etapas, mas é mais frequente desenvolver-se ao longo da terceira fase quando a língua é de cor vermelha e sem saburra.


Fonte: Giovani Maciocia
Crédito das imagens: Giovani Maciocia 


Ficou com alguma dúvida?
Coloque-a através dos seguintes contactos:
  • wcanavarro@gmail.com
  • Formulário de contacto (aqui)



"Uma longa jornada começa com um único passo" Lao Tsé