O inverno na Medicina Chinesa

Segundo a Medicina Chinesa o Inverno é a estação do órgão Rim, elemento água, correspondente à cor azul indigo e ao sabor salgado.

 Através duma alimentação que fortaleça a energia yang do rim, poderemos preparar-nos para evitar ter tanto frio, assim como, evitar gripes, dores reumáticas, frieiras, entre outras.


Os alimentos aconselhados no Outono para preparação do Inverno são de natureza morna ou quente e tonificam, na sua grande maioria, o yang do rim. A razão pela qual se começa a tratar deste órgão antes do Inverno, deve-se ao facto de ser necessário tempo para que o organismo se fortaleça. É tal e qual uma mãe que alimenta o seu filho dentro do ventre, para que este quando nasça, seja saudável e vigoroso.

Experimente comer mais destes alimentos: feijão azuki, castanhas, alho francês, couves verdes, batatas, aipo, espargos, lentilhas, pistácios, nozes, sementes de girassol, uvas, amoras, limão. Deve também temperar com algumas destas especiarias: cravinho-da-índia, cominhos, canela, salsa, pimenta preta, manjericão, alecrim e anis-estrelado.

Todos estes alimentos podem ser cozinhados da forma que mais lhe agradar e verá que no Inverno não padecerá de tanto frio e sentir-se-à com muito mais energia. No entanto, se sofrer de alguma patologia relacionada com o pulmão ou se sofrer de vazio de Yin do rim informe-se junto de um especialista de MTC sobre a alimentação mais adequada ao seu caso.


Ficou com alguma dúvida?
Coloque-a através dos seguintes contactos:
  • wcanavarro@gmail.com
  • Formulário de contacto (aqui)



"Uma longa jornada começa com um único passo" Lao Tsé