Soluções Naturais para o Síndrome pré-menstrual







Estima-se que 3 em cada 4 mulheres sofrem do síndrome pré-menstrual (TPM). Apesar da TPM ser comum não significa que seja normal e saudável. Os sintomas da TPM são mensagens diretas do sistema endócrino de que o equilíbrio hormonal normal foi interrompido. É importante prestar atenção a essas mensagens e não apenas tentar mascarar os sintomas.


Alguns exemplos de sintomas da TPM são depressão, irritabilidade, ansiedade, fadiga, insónia, diarreia ou obstipação, acne, desejos de comida, dores de cabeça, dor lombar, e cãibras. A TPM pode ter um efeito dramático na sua qualidade de vida, forçá-la a fazer mudanças bruscas na sua rotina e pode até mesmo prejudicar a sua auto-estima.

As mulheres que sofrem de TPM estão mais predispostas a ter uma pré-menopausa no futuro. Quanto mais cedo tomar medidas para parar os sintomas da TPM, melhor será para o seu organismo. 

Muitas das melhores opções para o alívio da TPM são abordagens naturais que têm como alvo as causas. Aqui estão algumas soluções simples e naturais que podem oferecer alívio duradouro.

Nutrição


Uma boa nutrição promove níveis adequados de hormonas em momentos chave ao longo do ciclo menstrual.

O ideal é obter os nutrientes que necessita de alimentos integrais e de uma dieta bem equilibrada, e não de suplementos.

Estudos têm demonstrado que o consumo de 1000-1200mg de cálcio por dia pode reduzir significativamente os sintomas da TPM. Umas boas fontes de cálcio são a sardinha, salmão, tofu, couve.

A vitamina D também é essencial, porque permite que o organismo absorva o cálcio. Ela pode ser encontrada no salmão e gema de ovo, mas pode ser sintetizada com 15 minutos de exposição diária.

De acordo com um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, o consumo elevado de tiamina (Vittamina B1) e riboflavina (Vitamina B2) a partir de fontes de alimentos reduziu significativamente o risco de TPM. O Grão de bico, salmão, frango, peru, bananas e vegetais de folhas verdes são fontes alimentares de vitamina B.

Deve evitar uma dieta rica em açúcar e sal, pois pode aumentar o inchaço e  os desejos incontroláveis.

Medicina Chinesa


A Fitoterapia Chinesa e a Acupuntura têm sido muito utilizadas para tratar os desconfortos associados com o ciclo menstrual de uma mulher.

A Acupuntura ajuda a reduzir o stress e controlar o humor.

Ervas chinesas como a raiz Angelicae ou Dang Gui, têm sido tradicionalmente usadas para modular as hormonas reprodutivos e relaxar o útero durante a cólica pré-menstrual.

Ginkgo Biloba, outra erva chinesa, não só aumenta a circulação e diminui a inflamação, mas também contém bioflavonóides e moduladores do stress que pode melhorar o humor e os sintomas depressivos.

A chave para o alívio duradouro da TPM é fornecer ao seu organismo uma base de apoio para o equilíbrio hormonal através de mudanças alimentares e o seu estilo de vida.





Ficou com alguma dúvida?
Coloque-a através dos seguintes contactos:
  • wcanavarro@gmail.com
  • Formulário de contacto (aqui)


"Uma longa jornada começa com um único passo" Lao Tsé