Tratamento com ventosas: métodos e aplicações






O  tratamento com ventosas ou “cupping” aplica-se com diferentes métodos em função da patologia que desejamos tratar. Dado que diferentes enfermidades podem ter a mesma etiologia e patologia, o método de tratamento pode ser o mesmo.

1. Para dispersar Vento e eliminar Humidade, aquecer os meridianos e eliminar Frio: “flash cupping” ventosa rápida e intermitente, ventosa de água (com água quente), ventosa individual,  ventosa com agulha, ventosa retida, combinação de estimulação de ventosas com moxa, combinação de estimulação de ventosas com lâmpada de calor, ou ventosa migratória (movimentos rápidos e seguidos).


2. Para activar a circulação de do sangue, eliminar o inchaço e a dor: ventosa retida, estimulação com várias ventosas, ventosa com movimentos suaves e contínuos), tirar e agitar aa ventosa com estimulação forte ou estirar com ventosas.


3. Para dispersar Calor e eliminar Fogo: ventosa retida, ventosa individual, ventosa com decocção de plantas, ventosa com agulha, estirar com ventosas, ventosa de água ou ventosas manuais (com pistola de aspiração ou similar)


4. Para tonificar o Qi e aquecer o yang: ventosa retida, ventosa com decocção de plantas, tirar e agitar a ventosa com estimulação forte, ventosa com movimentos suaves e contínuos, massagem com ventosas,  combinação de estimulação de ventosas com moxa,  combinação de estimulação de ventosas com lâmpada de calor ou ventosa migratória (movimentos rápidos e seguidos).

5. Para eliminar pus: ventosa individual, ventosa com agulha, ventosa de água (com água quente), ventosa com decocção de plantas, ou estirar com ventosas.


6. Para preservar a saúde e o equilíbrio yin e yang: ventosa retida, massagem com ventosa, ventosa com agulha, combinação de estimulação de ventosas com moxa, ventosa migratória (movimentos rápidos e seguidos) ou ventosa com movimentos suaves e contínuos). 



*Material teórico disponibilizado por Vanda Canavarro - Pós-graduada em Medicina Chinesa







"Uma longa jornada começa com um único passo" Lao Tsé