Gota e a Medicina Chinesa

Gota


A gota é uma doença metabólica acompanhada de acúmulo anormal de ácido úrico no organismo, o que causa artrite aguda, geralmente monoarticular (que afecta principalmente a articulação metatarsofalângica e às vezes, tornozelos e joelhos) e, nas fases tardias, causa artrite crónica deformadora que afecta outras articulações, como cotovelos, causando formações de tofos.

Esse acúmulo anormal de ácido úrico, sob a forma de cristais de uratos, em articulações, tecido subcutâneo e também no tecido intersticial renal deve-se ao aumento da biossíntese de cristais de uratos, causado pelo aumento de ingestão de purina alimentar, hipercatabolismo celular (metaplasia mielóide, policitemia vera, anemia falciforme, anemia hemolítica, leucemia granulocítica, psoríase, etc), ao aumento da síntese de purina (hiperuricemia primária) e à hipoeliminação urinária (insuficiência renal crónica, cetoacidose diabética, jejum prolongado, etc).

A gota ocorre mais em homens (90%) acima de 30 anos e menos em mulheres, sendo que nelas a incidência é maior após a menopausa.

A acupuntura é eficaz como tratamento coadjuvante nos casos de artrite gotosa, tanto na crise aguda como na crónica, no alívio da dor e, principalmente, na redução de doses de analgésicos e anti-inflamatórios.

Na Medicina Tradicional Chinesa, a gota ou artrite gotosa pode ser classificada como síndrome Bi.

A síndrome Bi é caracterizada pela estagnação de Qi e sangue nos canais de energia em decorrência da invasão de factores patogénicos como vento, frio e humidade. As manifestações clínicas dessa síndrome são dor, edema, rubor e, às vezes, calor. Afecta principalmente as articulações, mas pode também atingir a pele, músculos, tendões e vasos sanguíneos.

A síndrome Bi ainda pode ser classificada em quatro tipos, de acordo com a sua etiologia e suas manifestações:
  • Síndrome Bi móvel: As dores migram de uma articulação a outra (a artrite por febre reumática enquadra-se nesse tipo). É causada por ataque de vento.
  • Síndrome Bi dolorosa: É uma dor aguda, causada principalmente pelo ataque de frio.
  • Síndrome Bi fixa: É uma dor fixa acompanhada de edema e sensação de peso nos membros. É causada principalmente por invasão de humidade.
  • Síndrome Bi calor: Tem início súbito e é acompanhada de rubor e calor (a artrite gotosa pode ser enquadrada na síndrome Bi calor associada à síndrome Bi fixa, pois acompanha edema, rubor e calor).
A Medicina Chinesa recomenda tratar a síndrome Bi fixa com os pontos E36 (Zusanli) e BP5 (Shangqiu) e a síndrome Bi calor com os pontos VG14 (Dazhui) e IG11 (Quchi), além dos pontos locais e adjacentes.

Em casos de artrite gotosa com comprometimento da articulação metatarsofalângica, os pontos recomendados para o tratamento são BP3 (Taibai), BP4 (Gongsun), B65 (Shugu) e Bafeng (Extra).
Se há comprometimento do cotovelo, os pontos recomendados são IG11 (Quchi), P5 (Chize), TA10 (Tianjing), TA5 (Waiguan) e IG4 (Hegu).
Se a artrite gotosa afecta os tornozelos, os pontos recomendados são E44 (Jiexi), BP5 (Shangqiu), VB40 (Qiuxu), B60 (Kunlun) e R3 (Taixi).
A artrite gotosa que afecta os membros inferiores, pode ser considerada invasão do Canal Principal de Energia do Baço-Pâncreas por humidade-calor.

Sendo assim, o tratamento pode ser feito com os pontos:
  • BP9 (Yinlingquan), BP6 (Sanjinjiao), VG9 (Zhiyan) e B20 (Pishu): removem a humidade.
  • IG11 (Quchi): Elimina o calor.
  • VB34 (Yanglingquan): Remove a humidade-calor.
Outros pontos:
  • Ashi: Pontos dolorosos locais.
  • BP2 (Dadu): Elimina o calor.
  • VC12 (Zhongwan): Tonifica o Estômago e o Baço e remove a humidade.
  • VC7 (Yinjiao): Nutre o Yin e aumenta a energia de defesa (Wei).
  • B20 (Pishu): Tonifica o Baço e o Estômago.
  • B23 (Shenshu): Tonifica o Rim.
  • B25 (Dachangshu): Estimula o Intestino Grosso e remove a humidade
    


Ficou com alguma dúvida?
Coloque-a através dos seguintes contactos:
  • wcanavarro@gmail.com
  • Formulário de contacto (aqui)


"Uma longa jornada começa com um único passo" Lao Tsé