Dermatologia e MTC as bagas de goji





Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, para se ter uma pele saudável durante todo o ano é necessário tratá-la a partir de dentro. No ocidente, o aumento do interesse pelo cuidado da pele está associado a uma indústria muito rentável, uma vez que a maioria dos seus produtos contêm fármacos e componentes químicos que não tratam o problema de raíz, e que em alguns casos inclusive chegam a piorá-los.

A Medicina Tradicional Chinesa utiliza técnicas e substâncias naturais que funcionam com sucesso há milhares de anos. Aliás, a dermatologia é uma das especialidades da MTC. Em vez de simplesmente aplicar um tratamento externo, a MTC trata o problema interno, permitindo que a pele se cure de forma natural.

Segundo a MTC, o corpo é um sistema de diferentes partes que se encontram relacionadas. Na MTC todo o transtorno tem origem nos desequilíbrios internos de Qi, Sangue, Yin, Yang e de bloqueios de Qi em diferentes canais do corpo. Isto também se aplica à secura da pele que se acentua no inverno, apesar da sua causa ser associada a factores externos.

Para tratar a pele seca o profissional de MTC reforça o sistema imunitário e tenta reduzir a sensibilidade corporal ao frio e outros factores meioambientais. Também equilibra os sistemas de órgãos internos utilizando a fitoterapia e acupuntura com a finalidade de restaurar os desequilíbrios internos e eliminar o bloqueio de Qi que podem contribuir ou provocar secura na pele. E finalmente, elimina toxinas da pele para reduzir as comichões e vermelhões.


Lycium barbarum (bagas de Goji) é uma planta muito utilizada na MTC para o tratamento da pele seca. O Lycium barbarum ou Goji nutre e restaura o Fígado, Rim e Sangue. Contém contém antioxidantes como a Vitamina C, ácido linoleico, tiamina, betacarotenos e riboflavinas.





Ficou com alguma dúvida?
Coloque-a através dos seguintes contactos:
  • wcanavarro@gmail.com
  • Formulário de contacto (aqui)


"Uma longa jornada começa com um único passo" Lao Tsé